O que significa o símbolo da TO?

O símbolo da Terapia Ocupacional foi criado a partir de estudos e informações extraídas da mitologia Grega pelos terapeutas ocupacionais André Luís Bentin Lacerda e Patrícia Moreira Bastos (conselheiros do COFFITO).




SIGNIFICADO:

O símbolo baseia-se nos princípios teórico-práticos da profissão, sendo a atividade humana o eixo principal, este está relacionado com a relação triádica (explicarei no item 4).

1. FOGO - está ligado à natureza e representa a fonte de energia necessária a qualquer grande obra e atividade, amor profundo pelo próximo e o entusiasmo por tudo que é nobre e generoso. O fogo tem sua origem na figura de um vulcão.

2. SHEKINAH / SERPERTEdenota um objeto de convergência e de centralização de intenções, conhecimentos, comunhão, buscando-se sabedoria, harmonia e desenvolvimento universal. Transcende o universo do saber, permitindo seu acesso de forma factível. A presença da serpente direciona todo esse conhecimento para a saúde e o bem-estar humano.

3. CÍRCULO -  representa a livre criação, o infinito e o universo, que se relaciona a algo que não tem nem início nem fim - ocupação/atividade humana - No caso da atividade humana, resulta de um ponto central - o homem - que pode traçar utilizando apenas um instrumento cujas dimensões significam o limite de seus conhecimentos, de sua iniciativa e liberdade.

4. DELTA ou TRIÂNGULO - representa a tríade da terapêutica ocupacional ou relação triádica: terapeuta - cliente - atividade, ou seja, as relações entre terapeuta e cliente, entre cliente e atividade e terapeuta e atividade (enquanto recurso terapêutico). É um elemento utilizado para simbolizar o indivíduo/ser humano.


Espero que tenham gostado!!! Coloquei de forma mais didática possível :) E com o passar das publicações, das aulas pra quem é estudante, vocês irão ver a relação do símbolo no dia-a-dia e nas matérias. Acho super interessante!!! 
Qualquer dúvida, algo a acrescentar, deixem nos comentários.

Um beijoooo <3








Nenhum comentário:

Postar um comentário